PORTAL DO INGRESSO

A Instituição

Sobre a FISMA

A Faculdade Integrada de Santa Maria – FISMA – foi credenciada através da Portaria Nº 3.441, de 18 de novembro de 2003, do Ministério da Educação. Mantida pela Faculdade Integrada de Santa Maria Ltda., atua desde a sua fundação como uma Instituição privada, com fins lucrativos, cuja missão é ?Formar indivíduos através da educação superior, tornando-os profissional cidadão capaz de buscar no trabalho o seu desenvolvimento social e econômico e de contribuir para desenvolvimento sustentável da sociedade?.

Atualmente a Instituição disponibiliza os Cursos de Graduação em Administração, Enfermagem, Psicologia e Tecnologia em Gestão Comercial, na modalidade presencial. Atua, também, em pós-graduação, oferecendo cursos na modalidade  lato sensu. Para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, a Instituição possui um quadro de 80 docentes, dos quais 86% têm qualificação em programas de pós-graduação strictu sensu, ou seja, são mestres ou doutores. Um aspecto relevante é que estes docentes, além da qualificação acadêmica, agregam ao ensino a experiência profissional, visto que, quase em sua totalidade, exercem paralelamente atividades profissionais em suas respectivas áreas de conhecimento, o que permite associar teoria e prática de forma efetiva, em sala de aula.

A FISMA possui, ainda, uma extensa rede de convênios com instituições e unidades de serviços de saúde do Município de Santa Maria e Região, nos quais o aluno tem a oportunidade de associar o aprendizado teórico com realidade prática dos campos de trabalho, através da participação de atividades práticas e da realização de estágios. Dentre os convênios, destacamos: em Santa Maria, com o Hospital Brigada Militar, HUSM, Hospital da Guarnição do Exército, Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, Casa de Saúde, Unidades de Atenção Básica e Unidades de Saúde Família; hospitais de São Sepé, Caçapava do Sul, Faxinal do Soturno, São Gabriel, Bagé, Rosário do Sul, Alegrete, entre outros.

Além disso, destaca-se os convênios com instituições de Santa Maria e região: Supertratores Máquinas Agrícolas; Superauto Comércio de Veículos; UNIMED; Fundação Conesul de Desenvolvimento; Bitotec Informática e Serviços Ltda.; Justiça Federal de 1º Grau do Rio Grande do Sul; AAPECAN; FASE, entre outras instituições. Assim, a FISMA oferece aos seus acadêmicos todas as condições necessárias para, na sua formação profissional, integrarem teoria e prática, habilitando-os e preparando-os, para o exercício profissional com a competência exigida pelo mercado de trabalho contemporâneo.

Com sua filosofia alicerçada em competências que estabelecem o aprender a partir do conhecimento contextualizado, a Instituição promove a construção do conhecimento adequado à realidade local, regional e nacional e a formação de profissionais comprometidos com a competência e a ética, sem esquecer o irrestrito apoio e a assistência à comunidade discente.

- Página Inicial -