Política editorial

DIREÇÃO ESTRATÉGICA

MISSÃO
A Revista sobre excelência em gestão e qualidade tem a missão de oportunizar a estudantes e pesquisadores, um espaço sério e atraente para divulgar seus trabalhos de pesquisa teórica e/ou empírica, buscando aprimorar a área e a formação superior em Administração, gerando valor para as empresas e, consequentemente, o desenvolvimento regional.

VISÃO
Ser a revista científica mais relevante para o setor empresarial da região central do estado até o final de 2025.

VALORES
Ética nos processos de avaliação e publicação
Compromisso com a ciência da administração
Confiabilidade no cumprimento dos prazos acordados
Dedicação ao ensino através da pesquisa acadêmica
Profissionalismo em todos os aspectos

FOCO E ESCOPO

A REGESQ publica trabalhos na área da Administração, com foco em Gestão e em Qualidade. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas no tratamento de temas são aceitáveis, desde que consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. Embora a REGESQ contemple artigos que tragam contribuições à teoria da administração, ela mantém espaço dedicado à publicação de trabalhos que apresentem aplicações práticas de modelos e de ferramentas gerenciais em qualquer tipo de organização. Sendo assim, a REGESQ publica, além de artigos científicos, casos para ensino. Ocasionalmente, artigos sobre outros temas podem ser avaliados para publicação se forem considerados de interesse para os leitores da revista.

PÚBLICO ALVO

O público alvo compreende estudantes e profissionais ligados a área da administração que tenham interesse em melhorar seus conhecimentos e suas práticas de gestão e qualidade.

REQUISITOS

Os artigos científicos e os casos para ensino submetidos à apreciação da REGESQ devem ser inéditos, nacional e internacionalmente, não estando sob consideração para publicação em nenhum outro veículo de divulgação. Trabalhos publicados em anais de congressos podem ser considerados pelo Conselho Editorial, desde que estejam em forma final de artigo e que conste no trabalho as informações sobre a referida publicação. Os trabalhos devem estar redigidos em língua portuguesa.

POLÍTICAS DE SEÇÃO

Os artigos e os casos para ensino tem suas submissões ativas em fluxo contínuo e ambas são indexadas e sempre avaliadas por pares.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Os textos recebidos na plataforma da REGESQ são inicialmente avaliados (desk review) pelos editores quanto à adequação ao foco e escopo editorial da revista, ao seu potencial de contribuição para a gestão e para a qualidade em organizações e à sua caracterização técnico-científica.

Os artigos aprovados no desk review são enviados para a avaliação de, pelo menos, dois pareceristas integrantes do Comitê Técnico-Científico de Avaliadores, pelo sistema double blind review, ou seja, os autores não sabem quem são os avaliadores e estes também desconhecem quem são os autores. Caso se verifique demasiada desigualdade entre as opiniões, é solicitada uma terceira avaliação para outro revisor, também em blind review.

Se, pelo menos dois examinadores aconselham a publicação, com exigências de revisão e melhorias, o trabalho retorna aos autores para as devidas providências. Efetuadas as alterações, o trabalho é encaminhado aos revisores e/ou editores, a critério destes últimos, para verificação do cumprimento das solicitações.

O Conselho Editorial reserva-se ao direito de encaminhar convites a especialistas com evidente competência acadêmica em diferentes áreas para possíveis publicações de suas produções intelectuais na REGESQ. Neste caso, os textos passam pelos procedimentos de ordem formal, normas da ABNT, ortográfica, gramatical, e de língua estrangeira, realizadas por revisores especializados. Nestes casos, o trabalho é publicado com a explicitação de “artigo convidado”.

Os textos não aceitos para publicação na REGESQ, arquivados pelo sistema OJS, estão liberados para submissão em outros periódicos.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A publicação de trabalhos está condicionada à sugestão de aceite por, no mínimo, dois avaliadores e, em sendo o caso, ao cumprimento de suas recomendações. São considerados a originalidade do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição para a área de comunicação e a linha temática da revista. Os nomes dos avaliadores permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os mesmos, conforme recomenda o método double blind review.

Para a aprovação dos artigos, os avaliadores devem considerar: a qualidade do texto (gramática; estilo, formato e fluidez da linguagem; vocabulário; clareza das ideias; deduções adequadas às premissas; apropriada utilização de citações); relevância do conteúdo; aplicação adequada das normas de citação e elaboração das referências (obedecendo a um dos estilos aceitos pela revista: ABNT); compatibilização entre título, temática, hipóteses, objetivos, fundamentação teórica, metodologia, resultados e conclusões; pertinente escolha dos procedimentos metodológicos e sua correta aplicação; proeminência dos achados, apresentados com clareza no texto e nas considerações finais; e avanço científico para a área temática.

TEMPO ESTIMADO DE AVALIAÇÃO E PUBLICAÇÃO

Entre a submissão e a publicação no sistema ahead of print, em média, leva-se 70 dias. A publicação final ocorre em até seis meses (180 dias) dado que a revista é semestral.

PERIODICIDADE

A REGESQ publica suas edições on-line em periodicidade semestral (janeiro/junho; julho/dezembro) e aceita textos em português, submetidos em fluxo contínuo por intermédio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas — SEER (tradução do Open Journal Systems/OJS).

Na medida que os artigos estiverem prontos para publicação já serão disponibilizados para que os autores não tenham que aguardar os demais artigos (ahead of print). No entanto, a cada 10 artigos se encerrará uma edição e atribuído o DOI definitivo aos artigos nela constantes.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista proporciona acesso livre a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso aberto a fontes acadêmicas.

As informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos publicados pela REGESQ em repositórios institucionais estão disponíveis no portal Diadorim, sendo classificada como VERDE, ou seja, permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo, após a publicação do mesmo na revista.

ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...