Contribuições do trabalho para o bem-estar do sujeito

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lucas Viero Furlan
Lilian Ester Winter
Franciele Dutra

Resumo

O ser humano é um ser social que necessita contato com outros sujeitos e pertencer a um grupo. Logo, o trabalho pode ser visto como promotor de tais coisas, possibilitando satisfação e bem-estar aos sujeitos. Assim sendo, esse artigo analisa a importância do trabalho para o bem-estar do sujeito, tendo em vista principalmente as relações com gestão e colegas de trabalho. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, onde se analisou a literatura científica brasileira dos últimos 10 anos. Os descritores utilizados foram “trabalho”, “satisfação” e “bem-estar” na Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia Brasil, totalizando 10 resultados distribuídos nas bases de periódicos: Index Psicologia – Periódicos técnico-científicos (9 artigos) e Index Psicologia – Teses (1 tese). Percebe-se que o trabalho promove bem-estar desde que se invista no trabalhador com estratégias organizacionais que visem a promoção de saúde, realização pessoal e bem-estar através de afeto, cuidado e qualidade de vida.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Furlan, L., Winter, L., & Dutra, F. (2019). Contribuições do trabalho para o bem-estar do sujeito. Revista Sobre Excelência Em Gestão E Qualidade, 1(1), 1-9. https://doi.org/10.47591/2674-9203.2019v1n1.art1-1-9
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lilian Ester Winter, Faculdade Integrada de Santa Maria

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), mestre em Desenvolvimento pela UNIJUI, na área de concentração Gestão e Politicas de Desenvolvimento - linha de pesquisa: Gestão de Organizações para o Desenvolvimento , especialização em Gestão Estratégica e Qualidade pela SETREM e especialização em Gestão de Pessoas e Talentos pela SETREM.

Franciele Dutra, Faculdade Integrada de Santa Maria

Graduada em Pedagogia e graduanda de psicologia na Faculdade Integrada de Santa Maria.