Sobre o Evento

Um dos movimentos mais marcantes da ciência pós-moderna constitui-se em criar espaços de integração de saberes inter e intra-profissionais, buscando espaços de diálogo e trocas entre diferentes áreas do conhecimento. Isso porque, na compreensão do ser humano como um sujeito biopsicossocial, são, cada vez mais, comuns campos profissionais que integrem diferentes profissões, que busquem amparar os indivíduos e suas comunidades de forma plena e integral o que, muitas vezes, esbarra na falta de conhecimento do trabalho do outro e na compreensão dos limites do seu próprio fazer profissional.

Nessa perspectiva, o "I Psicologia, Saberes e Práticas: interdisciplinaridade nos contextos de atuação do(a) psicólogo(a)" objetiva ser palco de discussões que proponham a problematização desses limites disciplinares, bem como o exercício da prática interdisciplinar. Tendo como temas norteadores assuntos atuais das vivências profissionais contemporâneas, o evento contará com pesquisadores e profissionais de diferentes áreas além da Psicologia, como Administração, Direito, Educação Especial, Enfermagem, Medicina e Pedagogia, buscando reproduzir o contexto interdisciplinar encontrado no mercado de trabalho contemporâneo.

Entendendo a academia como um espaço de construção do conhecimento, pautada nos pilares do ensino, da pesquisa e da extensão, ressalta-se a necessária diversidade de contatos com outros campos de atuação além do seu próprio, acolhendo a multiplicidade de saberes e a noção de que não existe uma única verdade científica e que, por isso, é preciso cultuar a primazia pelo respeito às particularidades de cada área do conhecimento. Incluir os saberes e práticas de diferentes disciplinas no fazer profissional cotidiano é o compromisso ético que o(a) profissional de qualquer área do conhecimento precisa assumir ao prestar seus serviços aos sujeitos e comunidades, sem intentar o domínio de seus conhecimentos sobre os outros(as), mas através da compreensão dos saberes complementares e (co)existentes.

Objetivos e Público-alvo

Objetivos:

Público-alvo: 

O evento é direcionado a acadêmicos(as) e profissionais da Psicologia e áreas afins, como Administração, Direito, Educação Especial, Enfermagem, Medicina, Pedagogia, entre outras, já que terá como temática a interdisciplinaridade e contará com palestrantes de renome dessas áreas.

Certificados

Serão conferidos certificados de 12 horas a todos os participantes inscritos, bem como certificados de apresentação de trabalhos aos proponentes.


voltar | página inicial | topo