Apresentação

Desde 2006 o Curso de Graduação em Psicologia da Faculdade integrada de Santa Maria - FISMA está em funcionamento e tem procurado ampliar as atividades de extensão com o objetivo de desenvolver habilidades e competências pertinentes a atuação do Psicólogo. Diante dessa perspectiva, durante o ano de 2013, foi pensada a realização do "I Psicologia, Saberes e Práticas: interdisciplinaridades nos contextos de atuação do(a) psicólogo(a)" , o qual foi realizado nos dias 06 e 07 de dezembro de 2013. O evento viabilizou a integração entre docentes e discentes do Curso de Psicologia e alunos de outros cursos da FISMA (a saber: Administração e Enfermagem) e promoveu a interação com alunos e profissionais de outras instituições da Cidade de Santa Maria.

Para tanto, foram convidados profissionais de diversas áreas de atuação para compor as mesas redondas e proferir palestras no evento.

Estavam presentes profissionais da Psicologia, da Administração, do Direito, da Educação Especial, da Enfermagem, da Medicina e da Pedagogia para debater o trabalho interdisciplinar nas temáticas da Dependência química, da Inclusão escolar, do Contexto Hospitalar, das Neurociências e da Gestão de Pessoas. Tendo em vista a riqueza de possibilidade de discussões, já que havia tantas áreas em tantos contextos, optou-se por realizar convite à profissionais renomados e com ampla experiência vindos de diversos locais da região sul do Brasil para discutir teoria e prática em contextos profissionais de atuação interdisciplinar.

Dessa forma, "I Psicologia, Saberes e Práticas: interdisciplinaridades nos contextos de atuação do(a) psicólogo(a)", pretende ofertar edições anuais a partir deste ano de 2013 destacando-se como importante evento acadêmico-científico na Psicologia e áreas afins.

A primeira edição contou com a admirável contribuição de participantes que apresentaram pôsteres dos resumos enviados à Comissão Científica do evento.