Programação

04 de Dezembro de 2014

18h - Credenciamento
18h30min às 19h - Abertura oficial
19h às 20h - Conferência de abertura:
"A família na contemporaneidade"
Conferencista:
Marlene Neves Strey é mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), doutora em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid(1994) e pós-doutora pela Universitat de Barcelona(2004). Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Membro de corpo editorial do Psico (PUCRS).

20h às 20h15min - Tempo para perguntas e interação com a conferencista
20h15min às 20h45min - Coffee Break
20h45min às 22h15min - Mesa Redonda:
"A Psicologia frente às relações familiares hoje: práticas e desafios"
- Famílias com casais homoafetivos
Yáskara Arrial Palma
(Doutoranda em Psicologia, bolsista Capes, na Pontifícia Universidade Católica RS, realizou doutorado sanduíche na Espanha- Universidad Rey Juan Carlos. Docente do curso de Psicologia na instituição FADERGS- Laureate International Universities).

- Clínica psicanalítica com casais
Ilka Pichin
é Psicóloga, possui clínica na cidade de Santa Maria -RS, atua pelo viés psicanalítico com casais desde 1983.

22h15min às 22h30min - Tempo para perguntas e interação com os participantes da mesa redonda.

05 de Dezembro de 2014

18h30min às 19h - Credenciamento
19h às 20h - Conferência de abertura:
"Pesquisa em Psicologia sob a ótima da Psicologia Social"
Conferencista:
Samuel Bezerra Lins é Pós-doutorando em Psicologia Clínica (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Doutor em Psicologia (Universidade do Porto Portugal) Mestre em Psicologia Social (Universidade Federal da Paraíba - UFPB), Licenciado e Formado em Psicologia na área Clínica/Psicanálise (UFPB), Bacharel em Administração (UFPB). Revisor de periódicos científicos na área de Psicologia e Administração. Orientador do Junior Researcher Programme (JRP) vinculado a European Federation of Psychology Student´s Association (2012-2014). Examinador do Prêmio Paraibano da Qualidade (ciclo 2009), premiado como Examinador Destaque deste mesmo ciclo. Atuou como Coordenador da Qualidade e de Recursos Humanos na Distribuidora de Medicamentos Brasil Ltda. (2009), e como Diretor Presidente (2008) e Diretor de Marketing (2007) na Empresa Junior de Administração - EJA CONSULTORIA (UFPB). Estudante de mobilidade acadêmica internacional no ISCTE-IUL em Lisboa - Portugal (2006-2007).

20h às 20h15min - Tempo para perguntas e interação com o conferencista
20h15min às 20h45min - Coffee Break
20h45min às 22h15min - Mesa Redonda: A construção de conhecimento em Psicologia
- A produção de conhecimento em Psicanálise
Ana Paula Ramos de Souza é Fonoaudióloga mestre em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutora em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996). Pós-doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria.

- As considerações éticas na produção de conhecimento em Psicologia
Sandra Trevisan Beck é Farmacêutica Bioquimica pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Farmácia (Análises Clínicas) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora associado da Universidade Federal de Santa Maria e vice Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSM.

22h15min às 22h30min - Tempo para perguntas e interação com os participantes da mesa redonda.

06 de Dezembro de 2014

7h45min - Recepção dos alunos
8h às 9h - Mesa redonda: "A relação terapeuta-paciente em diferentes abordagens psicanalíticas"
- A Psicologia Winnicottiana
Fernanda Real Dotto é psicóloga, professora de Psicologia do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA - Santa Maria RS). Membro da Clínica Espaço Potencial, localizada em Santa Maria-RS, clínica de psicologia fundamentada nos preceitos teóricos psicanalíticos utilizando as contribuições do renomado psicanalista inglês, D. W. Winnicott. Especialista em Teoria Psicanalítica na Clínica Psicoterápica pelo Contemporânea - Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade de Porto Alegre - RS (2007). Especialista em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos de Porto Alegre - RS (2012).

- A Psicologia Junguiana
Rafael Giordano é psicólogo, Especialista em Psicossomática, candidato à Analista Junguiano pelo IJRS. Atendimento clínico de crianças, adolescentes e adultos.

9hmin às 9h15min - Tempo para perguntas e interação com o conferencista
9h15min às 9h45min - Coffee Break
9h45min às 11h45min - Mesa Redonda: "A relação terapeuta-paciente em diferentes abordagens na contemporaneidade"
- A Esquizoanálise
Rafael Adaime é Psicólogo formado pela Unisinos/RS em 2001. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP em 2008. Doutorando em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Psicoterapeuta, supervisor de clínica, analista institucional e artista de foto e vídeo. Co-editor, desde 2010, da revista Cadernos de Subjetividade, editada pelo Núcleo de Estudos de Subjetividade, Programa de Psicologia Clínica da PUC/SP.

- Terapia Cognitivo-Comportamental
Alessandra Kelling é Psicóloga com especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (2006). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil.

13h30min - Recepção dos alunos.
13h45min às 15 horas - Mesa Redonda: "As relações amorosas na atualidade: práticas e desafios"
- As relações amorosas na terceira idade
Marco Aurélio de Figueiredo Acosta possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e doutor em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria.

- O divórcio e o amor na contemporaneidade
Caroline Rubin R. Pereira é Psicóloga, Especialização em Terapia de Casal e Família pelo Instituto da Família de Porto Alegre (2008), Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Doutorado Sanduíche UFRGS/Univesity of Michigan). Atualmente, atua como docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria/RS.

15h às 15h15min - Tempo para perguntas e interação com os participantes das mesas redondas.
15h15min às 15h45min - Coffee Break
15h45min às 16h - Premiação do melhor trabalho.
16 horas: Conferência de encerramento
"As relações amorosas na contemporaneidade"
Conferencista:
Carlos Eduardo Leal Vianna Soares é Psicólogo, mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986) e doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor adjunto e supervisor clínico do Instituto de Ciência e Tecnologia Maria Thereza e professor de psicanálise e arte da pós-graduação em Psicanálise da Pestalozzi. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: as estruturas clínicas. Neurose, perversão, psicose. Ética da psicanálise e a covardia moral. Perversões, transgressões e as compulsões no mundo moderno. O fracasso dos laços simbólicos e o declínio do pai na modernidade. Banalização do mal, ética violência e mal-estar na civilização. Desejo inconsciente e a política do sintoma. Laço social e os quatro discursos. Psicanálise, arte e literatura. É escritor e poeta. Autor do blog: veredaspulsionais.blogspot.com "Veredas, literatura e psicanálise". Crítico literário, escreve quinzenalmente no Globo On Line. Autor dos dois livros de poesia: "Fragmenta" e "A sede da mulher e de um homem" e, dois romances: "O nó górdio" (Cia de Freud) e "A última palavra" (Rocco).

16h45min às 17h - Tempo para perguntas e interação com o conferencista.
17 horas - Lançamento do livro "O céu da Amarelinha" (Rocco) de Carlos Eduardo Leal.
17h30min Encerramento do evento.



voltar | página inicial | topo