Sobre o Evento

Como se estabelecem as relações na atualidade? Qual a importância que elas têm na vida dos sujeitos na contemporaneidade? Pensando nestas e em outras questões o "II Psicologia, Saberes e Práticas" e o "III Encontro da Clínica-Escola Maiêutica da FISMA" busca promover encontros que nos levem a questionar e a produzir conhecimento nesta temática.

Nosso primeiro encontro abordará as relações familiares. A família chamada de contemporânea engloba várias formas de configurações. Ela transita desde modelos mais patriarcais, tradicionais até pós-modernos, onde há uma maior liberdade no estabelecimento de sua configuração.

Hoje, pode-se visualizar famílias de pai ou mãe solteiros, casais homoafetivos, família monoparental masculina; família monoparental feminina, mulheres chefes de família, pais sem filhos por opção, bebês de proveta, entre outras possibilidades de constituição da família moderna.

Essas novas possibilidades surgem devido a priorização das necessidades emocionais dos sujeitos, do surgimento de novas tecnologias e da não determinação fixa de papéis. A relação estabelecida pelos casais, na atualidade, se transformou, os relacionamentos amorosos encontram-se em transformação.

Num segundo momento, serão tratadas as relações referentes à construção de conhecimento em Psicologia, bem como, as relações estabelecidas entre o pesquisador e seu objeto de estudo. Sabemos que é necessário que exista uma certa neutralidade nesta relação, mas como isto é possível sendo que pesquisador e pesquisado são humanos e encontram-se, muitas vezes, sob as mesmas condições? Como se dá, atualmente, a pesquisa em Psicanálise? Quais as questões éticas envolvidas nestas relações?

Posteriormente serão colocadas em pauta as relações na clínica na contemporaneidade. Sabe-se que, em cada abordagem, a relação que se estabelece entre psicoterapeuta-paciente/cliente é diferente e é entendida também diferentemente. Para isto, serão abordadas as relações na Psicologia Winnicottiana, na Psicologia Junguiana, na Esquizoanálise e na Terapia Cognitivo-Comportamental.

Para finalizar, falaremos sobre as relações amorosas na contemporaneidade. Tema de suma importância e muito em voga atualmente, mas que necessita ser 'olhado mais de perto' e entendido na sua complexidade. Hoje falamos em amor e sexo na terceira idade e em divórcio, o que, há pouco tempo atrás eram assuntos praticamente inexplorados (e vivenciados).

Tendo em vista isso tudo, pode-se considerar que atualmente a subjetividade também mudou. O sujeito contemporâneo convive com a influência de modelos tradicionais, que são firmes e concretos e que podem passar segurança da mesma forma que vivência esses novos valores e modelos. Nesse sentido, o indivíduo encontra-se em um momento de transição.

Sensíveis à realidade do sujeito contemporâneo, faz-se necessário discutir quais as práticas e desafios da Psicologia frente às demandas advindas dos relacionamentos atualmente, de forma a nos instrumentalizar enquanto profissionais e nos fazer refletir nas nossas próprias relações.

E aí, vamos discutir as nossas (rel)ações?

Objetivos e Público-alvo

Objetivos:

Público-alvo: 

O evento é direcionado a acadêmicos(as) e profissionais da Psicologia e áreas afins, bem como o público em geral interessado na temática.

Certificados

Serão conferidos certificados de 16 horas a todos os participantes inscritos, bem como certificados de apresentação de trabalhos aos proponentes, bem como 2 horas para os participantes que se inscreverem nos minicursos.


voltar | página inicial | topo