Normas para Publicação

Os trabalhos a serem submetidos a VI Semana Acadêmica Integrada da Faculdade Integrada de Santa Maria - FISMA deverão ser apresentados em língua portuguesa, conforme as normas e critérios especificados abaixo:

EIXO TEMÁTICO DO EVENTO Atuação Multiprofissional: Relações Interpessoais e Compromisso Social

1 SUBMISSÃO a) Prazo de envio: até 12/10/2014; b) Resultado final da seleção dos trabalhos para apresentação oral e pôster: 17/10/2014 c) Divulgação: www.fisma.edu.br; d) O trabalho deve ser inscrito submetido por e-mail, para o endereço eletrônico: semana.integrada@fisma.com.br; e) No corpo do e-mail mencionar qual modalidade esta sendo submetido.

Modalidades de Submissão - Resumo simples (Revisão, trabalho de conclusão de curso, relato de experiência, nota prévia); - Resumo expandido (Revisão, projeto de estágio, trabalho de conclusão de curso, relato de experiência); - Trabalho completo (Projeto de estágio, trabalho de conclusão de curso, artigo, relato de experiência).

Critérios para Avaliação a) Relevância e pertinência acadêmica do trabalho; b) Riqueza conceitual; c) Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação; d) Interlocução com a produção da temática da área; e) Originalidade na contribuição na temática; f) Adequação às normas de apresentação; g) O trabalho não deve ter sido submetido à apresentação e/ou publicação em outro evento, ou seja, deve ser inédito; h) Todos os autores devem estar inscritos no evento para a avaliação do trabalho.

Formas de Apresentação A apresentação ocorrerá em duas modalidades, oral ou pôster, a definição da modalidade será realizada pela Comissão Científica do evento, no momento da avaliação dos trabalhos inscritos, não podendo ser alterada a modalidade para a qual o trabalho for aprovado.

Normas de Formatação a) Resumo Simples Os textos devem ser enviados em anexo, em arquivo .doc ou .rtf. Devem ter no mínimo 150 e no máximo 300 palavras. Formatação: - Título: em fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, centralizado, maiúscula e espaçamento simples entre linhas, com até 15 palavras. - Após o título deve constar o nome do autor principal (que será o apresentador do trabalho); alinhado a direita, seguido dos nomes dos co-autores com espaçamento simples entre linhas. OBSERVAÇÃO: Os nomes dos autores e co-autores devem ser escritos por extenso, de forma completa e NÃO abreviada e no máximo cinco (5) por trabalho. Incluir em nota de rodapé informações do apresentador, demais autores e do orientador (indicação do curso, semestre, instituição, categoria profissional, maior titulação, cargo, instituição de trabalho e endereço eletrônico). - Palavras-chave: devem ser separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto, até três palavras-chave. - Texto: justificado, espaçamento de simples entre linhas, fonte Times New Roman tamanho 12 (exceto nas notas de rodapé e nas citações em bloco). - Margens e formato: Margem superior 3 cm e inferior 2 cm. Margem esquerda 3 cm e margem direita 2cm. Papel tamanho A4. - As notas, se existirem, devem ser de rodapé. - As referências devem estar de acordo com as normas da ABNT. OBSERVAÇÃO: As citações devem obedecer à forma Sistema Autor-Data. Para citações indiretas indica-se a fonte pelo sobrenome do autor, seguido da data de publicação do documento, separados por vírgula e entre parênteses e para as citações diretas inclui-se a indicação de página.

Resumo Expandido. Os textos devem ser enviados em anexo, em arquivo .doc ou .rtf. Devem ter no mínimo 1000 e no máximo 1500 palavras. Formatação: - Título: em fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, centralizado, maiúscula e espaçamento simples entre linhas, com até 15 palavras. - Após o título deve constar o nome do autor principal (que será o apresentador do trabalho); alinhado a direita, seguido dos nomes dos co-autores com espaçamento simples entre linhas. OBSERVAÇÃO: os nomes dos autores e co-autores devem ser escritos por extenso, de forma completa e NÃO abreviada e no máximo cinco (5) por trabalho. Incluir em nota de rodapé informações do apresentador, demais autores e do orientador (indicação do curso, semestre, instituição, categoria profissional, maior titulação, cargo, instituição de trabalho e endereço eletrônico). - Palavras-chave: devem ser separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto, até três palavras-chave. - Texto: justificado, espaçamento de simples entre linhas, fonte Times New Roman tamanho 12 (exceto nas notas de rodapé e nas citações em bloco). - Margens e formato: Margem superior 3 cm e inferior 2 cm. Margem esquerda 3 cm e margem direita 2cm. Papel tamanho A4. - As notas, se existirem, devem ser de rodapé. - As referências devem estar de acordo com as normas da ABNT. OBSERVAÇÃO: As citações devem obedecer à forma Sistema Autor-Data. Para citações indiretas indica-se a fonte pelo sobrenome do autor, seguido da data de publicação do documento, separados por vírgula e entre parênteses e para as citações diretas inclui-se a indicação de página.

Trabalho Completo. Os textos devem ser enviados em anexo, em arquivo .doc ou .rtf. Devem ter no mínimo 6 e no máximo 12 laudas. - Título: em fonte Times New Roman, tamanho 14, negrito, centralizado, maiúscula e espaçamento simples entre linhas, com até 15 palavras. - Após o título deve constar o nome do autor principal (que será o apresentador do trabalho); alinhado a direita, seguido dos nomes dos co-autores com espaçamento simples entre linhas. OBSERVAÇÃO: Os nomes dos autores e co-autores devem ser escritos por extenso, de forma completa e NÃO abreviada e no máximo cinco (5). Incluir em nota de rodapé informações do apresentador, demais autores e do orientador (indicação do curso, semestre, instituição, categoria profissional, maior titulação, cargo, instituição de trabalho e endereço eletrônico). - Resumo: deve consistir em um texto de no máximo 250 palavras, em parágrafo único, justificado e espaçamento simples, fonte Times New Roman, tamanho 12. - Palavras-chave: devem figurar logo abaixo do resumo, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Até três palavras-chave. As mesmas deverão aparecer após o abstract, em inglês. - Subtítulos: em negrito, justificado, caixa alta e caixa baixa e espaçamento simples entre linhas. - Texto: justificado, espaçamento de 1,5 entre linhas, fonte Times New Roman tamanho 12 (exceto nas notas de rodapé e nas citações em bloco). - No corpo do trabalho deve constar: Introdução, Referencial Teórico, Material e Método, Análise e Discussão e Considerações. - Margens e formato: Margem superior 3 cm e inferior 2 cm. Margem esquerda 3 cm e margem direita 2cm. Papel tamanho A4. - As notas, se existirem, devem ser de rodapé. - As referências devem estar de acordo com as normas da ABNT. OBSERVAÇÃO: As citações devem obedecer à forma Sistema Autor-Data. Para citações indiretas indica-se a fonte pelo sobrenome do autor, seguido da data de publicação do 6 documento, separados por vírgula e entre parênteses e para as citações diretas inclui-se a indicação de página. 1.5 Tipo de Submissão a) Submissão interna: para os acadêmicos da FISMA, é necessário que o orientador seja professor da Instituição; b) Submissão externa: para acadêmicos de outras Instituições, é necessário que o orientador seja professor da Instituição onde os acadêmicos estejam regularmente matriculados. 1.6 Trabalhos Selecionados a) Modalidade oral: serão selecionados trabalhos por curso (Administração, Enfermagem e Psicologia), que serão apresentados conforme a programação do evento. b) Modalidade pôster: o número de trabalhos para apresentação na modalidade pôster será definido pela Comissão Científica do evento. 1.7 Parecer da Comissão Científica A Comissão Científica do evento irá reunir-se para proceder a avaliação dos trabalhos, cujos pareceres serão proferidos contemplando as seguintes condições: a) Aprovado; b) Aprovado mediante modificações; c) Não aprovado. 1.8 Informações Gerais - As opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação), são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es); - É obrigatória a inscrição no evento de todos os autores para que o trabalho seja avaliado; - O mesmo autor poderá inscrever no máximo 3 (três) trabalhos no evento; 7 - O número de autor(es), co-autor(es) deve ser no máximo cinco 5 (cinco) por trabalho submetido; - Serão desclassificados os trabalhos que não seguirem as normas e/ou critérios de envio de trabalhos científicos estabelecidos. 1.9 Modelos de arquivo para submissão Está disponível no site da Instituição, junto as informações do evento os seguintes modelos para o envio dos trabalhos, conforme consta abaixo: - Modelo de resumo expandido e de resumo simples; - Modelo de trabalho completo.