Apresentação

A VI Semana Acadêmica Integrada dos cursos de graduação em Administração, Enfermagem e Psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria - FISMA, realizada no período de 21 a 24 de outubro de 2014, no município de Santa Maria, RS, enfatizou a atuação multiprofissional no mundo do trabalho, destacando a interface das relações interpessoais e o compromisso social, considerando as tendências de atuação no âmbito das organizações. A realização do evento institucional foi pensada como uma oportunidade para socializar o conhecimento na busca pelo desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a atuação profissional.

No decorrer do evento, foram realizadas palestras, apresentações temáticas, exposição de trabalhos acadêmicos, na modalidade oral e pôster, oficinas aplicadas, assim como momentos de integração entre os participantes. Obteve-se a participação efetiva dos acadêmicos e professores da Instituição, como também de participantes externos, estudantes e profissionais que de, uma forma integrada, envolveram-se nas diversas ações propostas.

O evento foi estruturado e organizado pelos acadêmicos e professores dos cursos de graduação em Administração, Enfermagem e Psicologia da Instituição, sendo que foi construída a programação buscando oportunizar o alinhamento das ações desenvolvidas no âmbito acadêmico com a atuação nas organizações. Diante do cenário atual, faz-se necessário proposição de momentos que promovam a reflexão da prática de atuação nas diversas áreas de atuação.

No desenvolvimento da programação do evento, foram realizadas as apresentações de trabalhos científicos, na modalidade oral e pôster, os quais foram compilados na forma de anais. Representando, assim, a publicação científica produzida por acadêmicos e profissionais de diversas áreas, que servirão para reflexões e aprimoramento de práticas profissionais, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento da pesquisa nas múltiplas áreas de atuação profissional.