Sobre o Evento

A Psicologia, ao longo das últimas décadas, vem buscando construir uma sociedade mais sensível às diferenças, pautada em práticas não excludentes e não discriminatórias. A inclusão da saúde mental nesta discussão não é novidade, contudo, como todo processo em construção - precisa ser fortalecido, assim como, reunir forças para a sua consolidação.

Mas, afinal, de que saúde mental falamos? Definir este conceito não tem sido tarefa fácil, pois é um campo bastante plural, na medida em que diz respeito ao estado de saúde mental dos sujeitos e coletividade. Ainda, traz a ideia de campo de atuação, isto é, possuir conhecimentos relacionados à saúde mental das pessoas. E nestas perspectivas a Psicologia tem contribuído.

Diante disto, coloca-se a emergência em pensar na produção de cuidado em saúde mental, tendo em vista um importante conjunto de transformações das práticas, saberes, valores culturais e socais. Assim, encontram-se novos desafios técnicos-políticos para os quais há uma necessária politização e formação de novos protagonistas.

Nesta senda, o III Psicologia, Saberes e Práticas propõe promover reflexões acerca da saúde mental na contemporaneidade e as possíveis práticas da Psicologia em diferentes contextos de atuação, bem como estimular a produção científica, com o intuito de contribuir na formação acadêmica, profissional e social.