06 de novembro

Manhã

8h – 12h – Minicursos

1) Falando sobre o CRPRS: organização e pautas políticas

Bruna Osório Pizarro (Psicóloga, Mestre em Psicologia pela UFSM; Conselheira do Conselho Regional de Psicologia/CRP 07 e integrante da Comissão Gestora da Subsede Centro-Oeste em Santa Maria)

2) Saúde Mental e Práticas Integrativas: a Ayurveda como uma possibilidade

Marisângela Spolaôr Lena (Psicóloga, Mestra em Psicologia pela UFSM e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na UNISINOS)

3) Terapia do Esquema: uma proposta integradora de psicoterapia

Luciane Piccoloto (Psicóloga, Mestra em Psicologia Clínica pela PUCRS, Professora do Curso de Psicologia da FISMA e Professora e Supervisora do Curso de Especialização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental da WP - Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental)

4) Tecendo redes de atendimento às mulheres em situação de violência

Laura Côrtes (Enfermeira, Mestra em Enfermagem pelo PPGEnf/UFSM e Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFSM, Professora no Curso de Enfermagem da FISMA. Vice-líder do Núcleo de Estudos sobre Mulheres, Gênero e Políticas Públicas (NEMGeP) e integrante do Fórum de Mulheres de Santa Maria)

5) A Clínica do Acompanhante Terapêutico (AT) no cuidado de pessoas que usam crack, álcool e outras drogas

Douglas Casarotto de Oliveira (Psicólogo, Mestre em Educação pela UFSM, Professor do Curso de Psicologia da FISMA. Servidor Público na Prefeitura Municipal de Santa Maria – RS, participa como psicólogo e membro do grupo gestor da equipe de implantação do CAPS AD II Cia do Recomeço)

6) Mitos, Segredos e Legados Familiares

Vera Regina Miranda (Psicóloga, Pós-graduada em Terapia de Família e Casal pelo CESFI).

Tarde

14h – 18h – Apresentação de trabalhos


Noite

18h30 – Cerimônia de Abertura

19h – Conferência de Abertura: A História da Loucura

Rafael Wolski de Oliveira (Psicólogo, Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Docente do Curso de Graduação em Psicologia na Faculdade da Serra Gaúcha)

20h – Intervalo

20h15 – Mesa-redonda: Saúde Mental e Sistema Prisional

Psicologia e Sistema Prisional: entre grades e possibilidades

Gabriel Moresco (Psicólogo da SUSEPE, trabalha no Presídio Estadual de Júlio de Castilhos. Pós-graduado em Atendimento Clínico – Ênfase em Psicanálise)

A Criminalização da Doença Mental no Sistema de Justiça Criminal Brasileiro

Thayara Castelo Branco (Advogada, Doutoranda e Mestra em Ciências Criminais pela PUCRS, com área de pesquisa em Violência, Crime e Segurança Pública)

21h15 – Conferência: Saúde Mental no Contexto Criminal

Pedro José Pacheco (Psicólogo, Doutor em Psicologia pela PUCRS e Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Professor titular do Curso de Psicologia e Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Campus Santiago). Colaborador do CRP/RS)

22h – Show de Abertura: Luciano Ebling


 

07 de novembro

Manhã

09h – Conferência: Clínica Psicanalítica das Psicoses

Walter Cruz (Psicólogo, Psicanalista membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), Especialista em Filosofia do Conhecimento e da Linguagem pela UNISINOS, Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS e Doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB)

10h – Intervalo

10h15 – Mesa-redonda: Dilemas e Emergências em Saúde Mental

Suicídio: uma urgência que se pode prevenir

Martha Helena Oliveira Noal (Médica Psiquiatra na Universidade Federal de Santa Maria, preceptora da Residência Médica em Psiquiatria e coordenadora do Ambulatório de Transtornos do Humor do Hospital Universitário de Santa Maria – HUSM).

Contratransferência: o dilema no analista

César Bridi Filho (Psicólogo, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor Universitário. Psicólogo lotado na Secretaria de Estado da Saúde, com cedência para a Secretaria de Município da Saúde).


Tarde

13h30 – Conferência: Representação Social da Loucura e Saúde Mental

Alexandra Ximendes (Psicóloga, Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Psicóloga da Prefeitura Municipal de Esteio, integrando a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e como preceptora de campo e núcleo da Residência Integrada em Atenção Básica da ESP/RS. Conselheira do CRP).

14h30 – Mesa-redonda: Prevenção e Promoção de Saúde Mental Infantil

Cura e Diagnóstico infantil

Mariana Balieiro Mussoi (Psicóloga, membro da Clínica Espaço Potencial em Santa Maria/RS. Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP. Atualmente coordena o Grupo de Estudos sobre o pensamento de D. W. Winnicott em Santa Maria).

"Neoborn": uma tendência na UTI Neonatal

Carolina Barbosa (Enfermeira, Especialista em Administração Hospitalar pela Universidade do Paraná e Neonatologia pela ULBRA, 11 anos de experiência como enfermeira assistencial e administrativa em UTI Neonatal e Pediátrica no HSVP em Passo Fundo, e há três no Hospital Santa Cruz, onde participa do Projeto Neoborn. Docente do Curso de Enfermagem da UNISC e do curso Técnico de Enfermagem) 

15h30 – Intervalo

15h45 – Conferência de Encerramento: Saúde Mental do Futuro

Judete Ferrari (Psicóloga, Vereadora e Presidente da Câmara Municipal de Alegrete e Organizadora da “Parada Gaúcha do Orgulho Louco”. Psicóloga da Rede Municipal de Saúde de Alegrete. Também atua como Supervisora Institucional dos CAPS Mentes Brilhantes/Itaqui, Asas da Liberdade/Uruguaiana, Família CAPS/São Gabriel e Centro de Convivência/Sant'Anna do Livramento. Coordenadora do Fórum Gaúcho de Saúde Mental/Núcleo Alegrete)

16h45 – Momento Cultural e Show de Encerramento: Kariel Nunes